quinta-feira, 18 de julho de 2019

Disco da Semana » Zéfiro - Terra Fechada (2019)

    julho 18, 2019   sem comentários

O disco de estreia da banda brasiliense Zéfiro chamado "Terra Fechada" foi um dos discos que mais rolou aqui nos últimos dias. Ele foi lançado três anos após o "EP Andes". Ouvi pela primeira vez e por alguns instante fiquei de orelha em pé pensando "que interessante".

Fui ouvir outros discos em seguida. Depois quando voltei a ouvir o álbum cheio da Zéfiro ele se mostrava em evolução. Enquanto ele crescia em meus ouvidos similaridades com Radiohead, Clube da Esquina e supostamente Sigur Rós, por mais duvidoso que pareça, iam surgindo gradativamente.



Faixas como Latifúndio e Aviões entregam que a Zéfiro se inspira em gente grande. Quer nos arranjos que revelam melodias aprimoradas quer nos vocais que exprimem múltiplas sensações, o grupo é preciso em enxertar nas músicas as influências citadas acima. O ritmo cadenciado decorado sempre por um toque polido revela o lado introspectivo e harmônico da banda que desconsidera a urgência dos tempos e filtra bem as tendências atuais para remar contra a maré.

Ecos, psicodelia, ambientes, viagens, melancolia são termos que ajudam a correlacionar a identidade musical da Zéfiro a fim de decifrarmos melhor suas ideias. Uma faixa que serve para definir bem esses aspectos é a Antropoceno. Durante uma levada mpb que surge no início de O Peixe, de repente somos surpreendidos com uma pegada guitarrística que pincela um post-rock.

São desdobramentos como esses que aos poucos fisgam a atenção dos ouvintes que busca por um som mais apurado. A Zéfiro fez isso em "Terra Fechada", um disco cheio de boas influências que foram fragmentadas em nove músicas onde cada peculiaridade e destacada.

Ouça: Spotify | Deezer | Youtube

Nenhum comentário

Posts Recentes

Contato

musicacafeblog@gmail.com

Arquivo

© 2013 - 2019 MÚSICA CAFÉ | Designed by Bloggertheme9 Powered by Blogger