23 de abril de 2016

Música Café Indica: Matt Bartram

O legal de garimpar bandas novas ou ditas desconhecidas é que em um momento ou outro você vai acabar descobrindo algo familiar. Um recente exemplo disso foi quando baixei o disco do Matt Bartram que, até então não conhecia, e fui verificar a procedência do rapaz após gostar bastante do trabalho. Daí acabei descobrindo que se trata do vocalista da banda inglesa Air Formation - banda não muito conhecida, mas que faz um bom trabalho com o shoegaze e dream-pop vide o álbum "Nothing To Wish For (Nothing To Lose)".

Matt Bartram lançou esse ano o quarto disco de sua carreira solo chamado "Moments Before", um registro de apenas oito faixas, mas suficientes para apresentar a boa mistura shoegaze, space rock e dream-pop produzida pelo músico.



O clima começa a se elevar ao espaço logo na faixa inicial, Dissolve. Em seguida vem Break It deixar uma aparência mais densa com vocais claustrofóbicos ao fundo enquanto guitarras e sintetizadores causam uma interferência ruidosa na melodia. O véu etéreo abalado nas faixas anteriores reaparece em Walls Around You onde Matt toma como referência seu primeiro disco, "Arundel" (2008), e a sonoridade proveniente do Air Formation.

Criativo, Matt parece criar duas melodias em Visualise, uma arranhada e linear estabelecida à frente, e outra com uma bela linha de baixo ao fundo que vão se entrelaçando até o final da faixa. A mudança de ambiente em decorrência da variação sonora faz com que mais uma vez o músico transcenda ao espaço com uma carga melancólica e corrosiva tanto em Never como em Half Of The Time. Mais uma prova disso é o contraste entre o som atmosférico de What Can We Do cheio de riffs cortantes e a leveza etérea da última faixa que encerra o registro, A Moment Before.

Vale a pena conhecer o trabalho solo do cara, principalmente se você já ouvir Air Formation e gosta de escutar um som levemente barulhento. Para tanto ouça o novo álbum na íntegra logo abaixo.


"Moments Before" foi lançado oficialmente em 29 de Janeiro.
Copyright © Música Café
Editado Por Moisés Lima | Tecnologia do Blogger
    Facebook Twitter Tumblr Instagram LastFM