21 de junho de 2014

Resenha » Phillip Long - A Blue Waltz (2014)

O músico brasileiro Phillip Long é acima de tudo um apaixonado pela música que a cada disco lançado sua relação com ela é cada vez mais evidente e estreita. Uma prova de que ele não só compõe, arranja, toca, canta, mas que também vive a música é o fato de que em sua curta carreira o cantor já lançou oito discos, dois somente ano passado incluindo o maravilhoso "Seven". Tamanha dedicação é por si só um motivo para ele ir em busca de uma inspiração maior que o coloque diante de um novo desafio a ser conquistado com todo o prazer. E esse novo desafio é seu oitavo disco chamado "A Blue Waltz" produzido por Enzo Petrucci.

Em seu novo trabalho Phillip Long é acompanhado de músicos que compartilham a mesma emoção que ele pela música como Danilo Carandina (violão e guitarra), Marcos Xi editor-chefe do site Rock In Press (contra-baixo), Thiago Villela (piano) e Alexandre Braz (bateria). As dez músicas que preenchem o disco são cantadas em inglês e carregam mensagens de melancolia, amor e a busca pelo refúgio pra fugir de um desastre emocional. "A Blue Waltz" carrega uma sensibilidade que Phillip Long exprime em arranjos delicados, minuciosos e versáteis como se cada canção carregasse um sentimento nobre que clama para ser compreendido através da serena voz do cantor. 

Dá pra sentir no disco que o músico procurou ir além de um folk tradicionalista, não deixando seu conceito de lado, muito pelo contrário, afinal é com ele que Phillip se encontra e vive, só que agora ele vem carregado de riquezas que aos poucos são descobertas em forma de belíssimas notas do piano, da gaita e do violino que repercutem em uma música e outra suplementando os arranjos já embelezados pelas cordas apuradas do violão, guitarra e contra-baixo aliados ao ritmo macio da bateria tornando o ambiente confortável para ouvirmos a obra do cantor.

Em seus próprios sentimentos e prazer pela música Phillip Long se redescobre numa sinfonia de notas sinceras e passos curtos que nos tocam com toda empatia do mundo.

A Blue Waltz → Download

Nota: 8,5