8 de dezembro de 2013

Resenha: Ganeshas - Cabeça Parabólica (2013)

Ganeshas é uma banda de rock do Rio de Janeiro formada por Brenno Quadros (voz), Bruno Keleta (guitarra), Felipe Genes (bateria) e Marcelo Castilho (baixo). O grupo carioca faz um rock solúvel sem  medo de ousar no velho e ao mesmo tempo transparecer jovial e criativo. O grupo valoriza o rock e ressalta o seu valor em guitarras ativas e maleáveis, baixo invasivo e uma bateria robusta criando um som energético com um swing brasileiro. Com oito anos de carreira o grupo lançou dois discos: Ganeshas (2010) e o Cabeça Parabólica (2013).

Quando você ouve os primeiros acordes da música Longe do Rio a aspiração roqueira e a inspiração strokiana, com um jeito tupiniquim, logo lhe vem a mente e te deixa na expectativa de encontrar um rock afinado e bem executado no disco Cabeça Parabólica, segundo disco da banda carioca. 


O rock perpetua na autoestima da banda de um jeito audacioso, quando esse parece o caminho certo a trilhar, e flexível quando ter uma opção a seguir os leva a passar longe de uma redundância. Na faixa Rua Araucária, o roteiro de um excelente disco passa pela tela do cinema fazendo o amor ser um tema abordado sob a ótica de um Godard, Truffaut e Hitckcock onde a hiperatividade da gaita e guitarra ditam o ritmo do baixo e da bateria dando uma estética clássica e bem humorada a música.

A menção ao cinema abre alas para a literatura ser uma válvula de escape na jeitosa Nair levando o grupo a viajar em ares leves e sutis. Um conformismo perambula na faixa Ano Novo dosado por um brega minguado acionado pra tocar a faixa que logo veste um traje regionalista em Da Panela. O Ganeshas acertou em cheio nesse disco que na primeira audição já te deixa pré-disposto a enche-los de elogios. A banda disponibilizou o registro pra download gratuito e na pasta há um "leia-me" contendo uma recomendação: "Ouça bem alto!" Acate o conselho do grupo e tenha uma base pra refutar a afirmação "o rock, brasileiro, morreu."

Cabeça Parabólica (2013)
-
01. Longe do Rio
02. Rua Araucária
03. Ele Não Sabe Dançar
04. Navegador
05. Ano Novo
06. Da Panela
07. Nair
08. Acordar Junto
09. Cabeça Parabólica
10. Outro Mundo