26 de novembro de 2013

Melhores Discos de 2013 (45 - 41)

Eis aí mais cinco discos para dar sequência a lista dos Melhores do Ano. Uma das novidades bem agradáveis desse ano foi o duo Adam Green And Binki Shapiro que vieram com uma proposta de fazer um indie pop menos açucarado do que as bandas do estilo. A lista também apresenta os extrovertidos suecos do Friska Viljor e a rebeldia "pop" da Frankie Rose de tirar o fôlego. Sem mais embromações, vamos as anotações dos discos.


45. Adam Green And Binki Shapiro - Adam Green And Binki Shapiro
-
Nem só de She and Him vive o pop cantado a dois. Adam Green se juntou a Binki Shapiro do Little Joy e formaram esse ano uma dessas parcerias cutes, mas que cantam o pop de uma maneira mais natural possível. No disco lançado, o pop é cantando de forma despretensiosa dispensando ares melosos e arranjos açucarados. Canções como Just To Make Me Feel Good e If You Want Me To exibem simplicidade ao mesmo tempo que um ritmo delicado. Os dois poderiam continuar juntos e fazer outro disco simpático como esse.


44. Frankie Rose - Herein Wild
 -
Frankie Rose é uma cantora aguerrida que mesmo depois de fazer parte de três banda consideráveis (Cristal Stilts, Vivian Girls e as Dum Dum Girls) produziu seu terceiro álbum solo esse ano. A cantora tem aquela voz doce, porém cantada de um jeito sussurrante que vai ecoando pelas vielas do post-punk revival conciliado ao dream pop. Frankie mostra que tem uma pegada forte e não dispensa um som mais pesado como nas faixas You For Me e Heaven. Sua voz suave é responsável por engrenar o pop em Into Blue e por controlar seu instinto selvagem que teima em querer aparecer em todo o disco.
 


43. Islands - Ski Mask
-
Não se amedronte com a capa horrenda do Ski Mask dos canadenses do Islands. Por trás de uma capa nada atraente existe um som maduro e bonito de se escutar. O Islands cria linhas sinuosas entre o indie rock e o pop para criar um disco de sensações e reações diferentes, mas fáceis de compreender e sentir. O grupo foge daquela estética pop aderente e se concentra em fazer canções mais estruturadas sem perder um pouco a graça. Escute Wave Forms e ouça o Islands brincando com samples e cantando como gente grande ou encontre o sentido dessa maturidade pop na esperançosa Becoming The Gunship.
 

42. Friska Viljor - Remember Our Name
-
Quem vê dois suecos grandalhões e barbados cantando aquele pop ensolarado e altamente contagiante logo se surpreende. Bem, estereótipos à parte, o Friska Viljor fez mais um disco festivo com doses cavalares de bom humor. O quinto disco da banda, Remember Our Name, é caracterizado pelo seu otimismo e por preservar o jeito cômico da banda de fazer o pop funcionar. Pra destacar esse lado, eles encaixam quatros faixas no começo do disco que elevam nosso ânimo as alturas. Difícil é não refletir em nosso rosto a alegria que esse disco traz. Ouça Did You Ever, Stalker e não deixa de entrar no compasso de Streetlights e The F.


41. Noah And The Whale - Heart Of Nowhere
-
O Noah And The Whale manteve vivo sua tradição de fazer o folk acalorado sempre presente em seus trabalhos. O novo álbum é cheio de canções que representam bem o espírito amistoso da banda bem pontuado nas faixas All Through The Night e There Will Come a Time. O violino arranhado quase soando desafinado entra nos arranjos para causar uma euforia em Heart of Nowhere, com a honrada participação da Ana Calvi, e principalmente em Lifetime ajudando o vocalista Charlie Fink a se exaltar no final da música. Heart Of Nowhere pode ser um disco morno na primeira audição, mas não descarte logo uma segunda por que é nela que você vai começar a sentir um disco mais fervoroso.

2 comentários:

  1. Realmente a 45 lembra demais Lttle Joy (embora o título dessa música seja bem comum). Saphiro inconfundível.
    44 não conhecia mas gostei e com certeza ouvirei mais da Rose.
    A 42 é bem legal para se descontrair.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse disco da Frankie Rose é bem barulhento, mas tem um doce no meio dele. Recomendo mesmo. Tá aí o link pra download http://cloudzer.net/file/zl44ig5n

      Excluir

Copyright © Música Café
Editado Por Moisés Lima | Tecnologia do Blogger
    Facebook Twitter Tumblr Instagram LastFM