7 de novembro de 2013

Resenha: Ásgeir - In The Silence (2014)

Há uma expressão popular que diz: "...melhor qualidade do que quantidade." Pegando embalo dessa verdade, a Islândia é um pequeno berço de bandas se comparado as grandes nações e suas inúmeras bandas que ali nascem, crescem, reproduzem e morrem. Apesar da pouca visibilidade é desse reduto gelado que surgiu bandas conceituais como o Sigur Rós, a excêntrica Björk e a queridinha pop Of Monsters and Men. Fazer música de qualidade está inserido no gene desses islandeses que aqui e acolá dão luz a uma nova banda ou cantor para encher nossos ouvidos de música refinada.

Ásgeir Trausti é mais uma joia que nasceu nesse berço de ouro gelado. Com data marcada pra Janeiro de 2014 o cantor lançará seu segundo disco - que já se pode ouvir por aí - o aconchegante In The Silence. Em um ambiente sereno criado pela base do violão, o cartão de visita do cantor é a faixa In The Silence cantada com sentimento por uma voz próxima a do Justin Vernon (Bon Iver). Os metais enobrecem os arranjos da música que cativa de imediato. Logo você se vê embalado pela tranquilidade do cantor que o convida a escutar o seu belíssimo trabalho em um clima invernal sentado à frente da lareira.


O dedilhar do violão é um calmante que percorre nossos ouvidos como seu fosse uma terapia retirando qualquer vestígio de estresse dentro de nós. Depois de nos deixar relaxados com Higher e Summer Guest, o cantor introduz King and Cross com um folk, mas que logo nos prega uma surpresa agradável com uso de samples para nos aquecer a dar discretos passos dançantes. Em um momento do disco ele deixa de tocar seu violão no chão, Was There Nothing?, e se levanta para dar uma esticada no piano, bateria e guitarra na calorosa Torrent.

As raízes fincadas no folk agrega ramos que vão sendo solidificados no decorrer do disco. Isso fica claro na cadenciada Going Home que vai de James Blake à The xx. Nesse disco, Ásgeir articula um som íntimo e harmônico. Depois de estreitar o folk com a aparelhagem eletrônica em Head In The Snow, o cantor encerra o disco com as faixas In Harmony e On That Day tão encantador como no começo!

In The Silence (2014)
-
01. Higher
02. In The Silence
03. Summer Guests
04. King and Cross
05. Was There Nothing?
06. Torrent
07. Going Home
08. Head In The Snow
09. In Harmony
10. On That Day

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © Música Café
Editado Por Moisés Lima | Tecnologia do Blogger
    Facebook Twitter Tumblr Instagram LastFM